segunda-feira, 30 de março de 2015

A Missão de Deus no Século XXI

Artigo por: Rev. André Geske

Semana passada aconteceu a quarta Assembleia Geral da World Reformed Fellowship e tivemos a grata oportunidade de participar deste evento de envergadura internacional. Gostaria de não perder a oportunidade de compartilhar um pouco do que ali foi discutido, temas que talvez hoje pareçam longe da nossa realidade como Igreja no Brasil, mas que na Europa já são uma realidade. O fato é que logo estas questões se farão presentes aqui e não será possível contorná-las. Assim é bom que estejamos em um estado mais avançado de reflexão a fim de estarmos prontos para os desafios futuros que o Evangelho terá pela frente.

A World Reformed Fellowship está adiantada nestas questões, além de promover a catolicidade da Igreja, ou seja, seu caráter universal e preseça em cada local do mundo. Essa sociedade coloca ainda em contato várias pessoas de diferentes lugares que talvez nunca se conhecessem. Esse contato é fundamental para suscitar insights que surgem no meio de um grupo de pessoas comprometidas a pensar a fé cristã, como disse bem o Sábio na multidão de conselhos, ali há segurança Pv 11:14.

Temas como: o desafio que o Islamismo representa na atualidade; Abuso de mulheres; Tráfico Humano; Abuso sexual de crianças no contexto eclesiástico; Tráfico de pessoas com propósitos sexuais; Teologia da Prosperidade e Plantação de Igrejas ao redor do mundo, fizeram parte dos assuntos discutidos pelos participantes da WRF. Discussões como estas são muito raras e tomadas muito superficialmente, entretanto, a WRF deu o devido tratamento a estas questões trazendo pessoas altamente capacitadas e referências mundiais nos assuntos. Isso nos levou a pensar mais profundamente como devem ser nossas propostas de trabalho na Igreja diante desses desafios que o mundo nos oferece.
Outro ponto a ser destacado é que tivemos a oportunidade de entender um pouco mais a realidade a qual nossos missionários estão expostos atualmente a fim de orar para que Deus tenha misericórdia deles e os ajude em suas tarefas. Além do mais, poderemos desenvolver uma teologia mais vigorosa respondendo as demandas que nos cercam e comunicar de maneira mais eficaz o evangelho em culturas com desafios como os que foram tratados nesta Assembleia Geral.

No contexto europeu esses desafios já são parte da nossa realidade e devemos estar preparados para enfrentá-los. Assim, para nosso ministério e nosso trabalho na Base Europa, a quarta Assembleia Geral da WRF nos ajudou muito a refletir e fazer contatos com pessoas que estão comprometidas com a pregação do evangelho. Isso nos mostrou como a Europa tem se tornado alvo das missões para o Século XXI. O contexto europeu precisa urgentemente de nossas orações e esforços missionários. A secularização, o menosprezo ao cristianismo, a forte influência ideológica e a ameaça do Islamismo levam a Europa para uma situação cada vez mais periclitante e não há resposta humana para estas ameaças. A única força capaz de impedir essa decadência é o Evangelho. Afirmamos isso, pois somente a ação eficaz da Igreja influenciando os valores sociais poderão restringir situações ainda mais danosas para o mundo que tem origem no contexto europeu.

Neste sentido, a participação e o engajamento com uma sociedade como a WRF é de suma importância para nos ajudar a entender nosso lugar no mundo e de como agirmos diante destes desafios como Igrejas Locais. Uma Igreja preparada saberá exatamente como agir de forma eficaz diante dessas problemáticas. Além do mais, temas tão distintos como tais precisam se tornar mais próximos de nosso dia-a-dia, uma vez que eles têm um alto impacto em nossas comunidades e ninguém está isento deste tipo de ameaças.

Caso você queira colaborar com o ministério do Rev. André Geske, escreva para: geske@monergismo.com

Nenhum comentário: