segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Falando Sobre Nossas Crianças!

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela e mesmo com o passar dos anos não se desviará dele” - Pv 22.6

“Filhos, obedeçam aos seus pais no Senhor, pois isto é justo. ‘Honra a teu pai e tua mãe’ – este é o primeiro mandamento com promessa – ‘para que tudo te corra bem e tenham longa vida sobre a terra’. Pais, não irritem seus filhos, antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” - Ef 6.1-4

Para instruir é necessário saber o que significa a palavra “instruir”: proporcionar conhecimentos ou formação, ensinar e formar. Instrução: conjunto de conhecimentos que uma pessoa possui, conjunto de exercícios de adestramento, ordem ou norma que se deve seguir para realizar determinada atividade (ex: manual de instrução). Ensinar: fazer com que uma pessoa aprenda um conhecimento, habilidade, experiência, etc.

Uma pergunta que devemos fazer é como a criança aprende. Para instruir devemos ter, como o texto mostra, os objetivos fixados de preferencia pelos pais antes da criança nascer. A criança não é tábula rasa, ela já vem com uma parte geneticamente definida, mas ela tem que ser ensinada sobre tudo. A criança é muito absorvente, absorve das pessoas e do seu contexto social, porque é imitativa, imita o que vê. Ela aprenderá mais do nosso exemplo que das nossas palavras. Ela aprende com sua inteligência, com seus sentimentos, com as experiências sensoriais, com seu corpo, com tudo o que está à sua volta. Ela quer aprender.

Portanto, nós precisamos ensinar. Há várias teorias de educação e podemos tirar o que é bom de cada uma delas. Há vários sites que podemos consultar e que há instruções segundo fases de desenvolvimento, conforme a idade.

No entanto, gostaria de apontar para a direção dos valores, que é a direção que a Bíblia aponta. A Bíblia é uma fonte inesgotável de ensino para crianças e adultos e não devemos esquecer que a criança também é um ser espiritual e necessita de firmes valores nesta área.

Para auxiliar-nos nessa tarefa de educar os filhos, quero dar algumas sugestões:

a) Leia a Bíblia com ela. Toda criança necessita da fé, da relação com Deus. Ela só pode ter uma relação com Deus se for ensinada e a Bíblia é clara quando diz que devemos instruí-la quanto ao caminho que deve andar.

b) Evite esconder-se ao sair de casa para não enfrentar o choro da criança. Deve-se dizer ao bebê que a mamãe ou o papai volta e fixar um limite de tempo para esse retorno relacionado com alguma atividade da criança.

c) Não aproveitar do medo que a criança tem. Toda criança passa pelo que chamamos de medos evolutivos. É normal e com a ajuda dos pais ela poderá superar. Evite amedrontá-la utilizando seu medo.Até nossas canções de ninar usam desse artifício de modo pernicioso. “nana nenen”, “boi da cara preta”. A criança está sozinha, desprotegida, que medo heim?

d) Evite prometer demais. Não faça promessas impossíveis, procure não prometer algo que não vá cumprir. O importante para a criança não é possuir coisas e, sim, ter seus pais junto a ela, bincando e passando tempo juntos. Por isso, quando prometer procure cumprir..

e) Procure não encher a criança com presentes. Ela precisa aprender a querer algo, a desejar algo. A criança não se realiza com brinquedos que ela não desejou.

f) Evite fazer de seu filho uma criança birrenta, uma criança não nasce birrenta. Aprenda a ouvir e atender seu filho antes que ele tenha que montar um circo para ser ouvido.

g) Evite mentir para seus filhos. A realidade é que todos nós mentimos em alguma situação. Não mentir não significa dizer toda a verdade, mas sim dizer toda a verdade que segundo seu desenvolvimento, ela possa entender.

h) Evite brigar na frente e longe da criança. Aprender a falar a verdade em amor sem ter que brigar e o outro ouvir sem se fazer de vïtima deve ser o nosso objetivo. Isso é uma técnica e se chama “brigar a limpo”, podemos aprender a falar sober nosso sentimentos sem gritos, acusações e sem manipulações. Não é fácil, é mais fácil fazer chantagens, mas podemos aprender.

i) Não fale mal do pai ou da mãe da criança. Este é o unico pai ou mãe que ela tem, ela não pode trocar de pai ou mãe. Isso é colocar a criança para que decida com quem quer ficar, é cruel e pode destruir a parte emocional da criança. Ela ama os dois e tem esse direito e precisa dos dois para se desenvolver. Se o pai ou mãe for ruim é o unico que ela pode ter.

j) Não deixe seu filho fazer o que quer. Ele não sabe o que é bom para ele, por isso Deus te colocou como pai e mãe. É necessário ensinar, dar instruções, apontar, corrigir. Uma criança só pode prever as consequencias de seus atos após os 18 anos. Seja claro, coloque para ele o que vocês querem e desejam para eles, dê conselhos, é altamente instrutivo.

Nenhum comentário: